Uma maneira simples e fácil de ganhar dinheiro fazendo pouco esforço. Parece um anúncio publicitário, mas não é exatamente isso. Embora a publicidade seja a mola propulsora do tipo de sucesso em questão, a idéia inicial remete justamente a um já antigo espaço conhecido de todos aqueles que estão ligados à vida na internet: os blogs.
O jovem Igor de Souza, Pucci, 25 anos, é formado em Ciências da Computação, mas viu no marketing a estratégia para ganhar dinheiro e fazer sucesso com os avanços da tecnologia. E a idéia inicial foi simples: recolher fotos inusitadas que circulavam pelo Orkut e simplesmente publicá-los, sem estarem atreladas a texto algum. Após publicar as primeiras 50 fotos e divulgar o novo espaço no conhecido “boca a boca”, Igor chegou a receber 8 mil acessos. Nascia então o portal “Pérolas do Orkut”.
Tanta despreocupação em criar algo que obrigatoriamente caísse no gosto do público acabou resultando em um site que atualmente é referência em fotos inusitadas e que foi capaz de render até R$ 8 mil ao seu criador. “Antes de dezembro do ano passado ganhava R$ 8 mil reais por mês. Após a crise, tive uma queda de mais de 50% na minha renda.” Todo o dinheiro arrecadado provém dos anúncios publicitários, aos quais o blogueiro teve acesso após entrar em um sistema de afiliados no ramo de endereços eletrônicos.
Apesar de a renda não ser mais a mesma, o site administrado por Pucci recebe de 40 a 50 comentários por foto. Ele firma que a maioria dos visitantes é brasileira, da região Sudeste, na maioria, jovens. Porém, existem visitantes de diversos países do mundo, como Japão e EUA. As atualizações acontecem todos os dias, mas, apesar disso, Igor afirma trabalhar somente duas horas por dia. Para comandar o portal, o atualizador dispõe de um aparato em sua própria casa, sendo que, com o crescimento do site, um novo servidor precisou ser comprado.
Mudança no conteúdo
Com o passar do tempo, o conteúdo da página também mudou. A intenção inicial que era de somente divulgar fotos inusitadas do Orkut, acabou se tornando um espaço para fotos divertidas, provenientes de qualquer lugar.
O próprio administrador confessa que se acomodou após certo tempo e hoje procura menos fotos do que antes. “Quando a página foi criada eu procurava as fotos. Hoje em dia as pessoas me mandam, sendo que, às vezes, são fotos delas mesmas que elas querem que sejam colocadas”. As fontes que Pucci usa para encontrar as fotos são o Google e comunidades do Orkut especializadas nesse tipo de conteúdo.
Relação com o público
Igor já teve alguns problemas com o blog. Como se trata de um espaço dedicado a expor situações engraçadas, ocorreram casos de pessoas que se sentiram ofendidas com determinadas fotos. Mesmo as fotos passando por um processo de edição, no qual rostos ou qualquer outro tipo de identificação são rasurados, ainda assim é comum que pessoas façam ameaças de processá-lo. Porém, ele não vê problema em retirar alguma foto possivelmente ofensiva. “Se alguém reclama que se sentiu ofendido ou que não gostou da publicação de alguma foto, basta falar comigo que eu retiro”.
E a página se limitou ao público anônimo e chegou também ao conhecimento das celebridades. Segundo Pucci, a ex-garota de programa de luxo, Bruna Surfistinha chegou a comentar uma foto publicada relacionada ao seu livro. O apresentador Marcos Mion também já fez elogios à pagina.
Futuro com blogs
Igor Pucci já atuou como programador de web, fez pós em Economia e agora faz em Marketing. O jovem diz gostar desse ramo e pretende aumentar ainda mais o “Pérolas do Orkut”, utilizando inclusive conceitos da área.
Atualmente Igor não realiza nenhuma outra atividade a não ser atualizar blogs. Ele ainda administra um que contém tipos de imagens utilizadas para recados no Orkut (http://www.webrecados.com/) e outro contendo frases e pensamentos famosos (http://www.webfrases.com/). O principal conteúdo atualizado por Pucci pode ser encontrado no http://www.perolasdoorkut.com.br/.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário